Bah je me suis autorépondu…. J'ai trouvé ça :
Não há nada mais frustrante do que levar o carro à inspeção e levar com um “chumbo”.
É que além dos custos acrescidos de ter que voltar à inspecção, o tempo que se perde, entre outros constrangimentos – que vão desde o impedimento de circulação com passageiros à obrigatoriedade de encostar o carro – que nos podem atrapalhar, e muito, a vida. Por isso, da próxima vez que tiveres que levar o carro à inspecção e não quiseres ter problemas, só tens de seguir algumas dicas básicas.
Não estamos a falar de nenhum tipo de esquema ou de forma de contornar a legalidade, mas antes de coisas que podes fazer antes de levar o carro para o centro de inspecções que te podem ajudar a detetar potenciais problemas e evitar anotações desnecessárias.
Para que tudo corra bem, segue estas dicas:
Verifica se tens toda a documentação necessária
Sem os documentos em dia não há sequer inspecção. Antes de saíres com o carro, verifica que tens contigo o documento único automóvel, a folha da última inspeção e o seguro do carro em dia.
Trata dos problemas anteriores
Na última inpseção o teu carro passou só com pequenas anotações? Então não te esqueças de arranjar o que estiver nas anotações. Se um carro for à inspecções com as mesmas falhas que apresentou anteriormente vai, automaticamente, chumbar.
Vê se está tudo a funcionar
É simples e pode poupar muito tempo. Verifica se tens todas as luzes, os piscas. Vê se as escovas funcionam e certifica-te que todos os cintos de segurança estão operacionais. Verifica ainda se todos os elementos informativos do painel de instrumentos estão em funcionamento. E, acima de tudo, verifica o estado dos teus pneus. Pneus com o piso gasto não passam na inspeção. Os pneus têm uma franja de utilização ideal entre os quatro e os oito milímetros, sendo que a legislação portuguesa aponta para uma profundidade mínima de 1,6 milímetros. Abaixo desse limite, não há hipótese e até podes ser multado. Além do estado dos pneus verifica se os pneus do mesmo eixo têm a mesma medida e se são da mesma marca. Mesmo que tenham a mesma medida, o facto de serem de marcas diferentes causará um chumbo. E não te esqueças de verificar o pneu suplente, claro.
Testa a direcção
Antes de levares o carro à inspecção, vai a uma estrada reta. Aqui, segura o volante a direito enquanto circulas. Se o carro fugir para algum lado, então a tua direcção precisa de ser alinhada e precisa de ser corrigida antes da inspecção.
Procura fugas
Sabes aquelas manchas de óleo que ficam no chão quando estacionas o carro durante mais do que 5 minutos? São um indicativo de algum tipo de fuga e são a primeira forma que o teu carro tem de te dizer que é capaz de chumbar na próxima inspecção. Se o teu carro for daqueles que está sempre a pingar óleo ou outros fluidos, passa no mecânico antes de o levares à inspecção.