Antes de vir morar na China fiz milhões de pesquisas sobre coisas básicas da vida em Xangai e achei muito pouco! Estou aqui há uns 2 meses, ainda estou descobrindo esse lugar incrível e totalmente diferente de tudo que já conheci, mas já deu pra saber umas coisinhas que acho bacana dividir. Espero que ajude alguém:
- Transporte: O metrô é uma excelente opção de transporte. O preço é justo (dependendo do trecho vc pode pagar até R$1,50, mas normalmente pago R$3 ou R$4 pros lugares onde vou). É surpreendentemente fácil de comprar bilhete nas máquinas, tem versão em inglês e é bem explicadinho, as estações são bem sinalizadas, limpas e amplas e são muitas linhas, ou seja, pra onde vc for, provavelmente vai ter uma estação de metrô nas redondezas. Ônibus ainda não tentei, mas outro dia estava parada na rua e vi que dentro de um ônibus tinha aqueles letreiros que tem no metrô e em inglês, ou seja, não é tão complexo quanto imaginei! Táxi é bem mais barato que no Rio de Janeiro e Roma (as duas cidades em que morei antes de vir pra cá). Às vezes, realmente nem compensa ir de metrô!
- Comida: Acha que na China é tudo barato??? Esquece!!! Aqui barato é o que é produzido na China. Como nossa alimentação é diferente da deles, os itens que a gente compra no supermercado, em geral, são importados. E muito caros! Caro tipo R$90 um saco de 5kg do arroz mais parecido com o nosso. Até macarrão não é barato, a não ser tipo noodles. No início foi um susto! Hoje já descobri umas coisas mais baratas, fiz umas adaptações e as contas de supermercado não estão mais aquele absurdo de antes.
- Comida chinesa: Muito cuidado ao comer em restaurantes (a não ser que vc seja forte no quesito pimenta)! A minha sensação é que o grande prato típico chinês é a pimenta. Já passei uns perrengues...kkkkkk.
- Moradia: Normalmente as empresas incluem moradia pros expatriados (alugam apartamentos mobiliados). Se vc tem ao menos um filho e o valor que a sua empresa ofereceu de aluguel é menos que R$3500 provavelmente vc não vai ficar bem instalado. Acho R$5000 uma quantia bacana. Dá pra alugar um ap bem legal!
- Escola: Essa foi a parte mais complicada! Tenho uma filha e escola nas nossas duas expatriações era minha maior preocupação. A opção em Xangai obviamente é escola internacional (as aulas são todas em inglês). E como fazer se seu filho não é fluente em inglês? Tem solução, pode acreditar!
Bom, resumidamente é isso! Se alguém se interessar em trocar algumas impressões ou eu puder responder alguma dúvida, comenta aí. Bjs!
PS: Todos os valores que citei estão em real. Pra saber o valor em moeda local, hoje em dia multiplica por 2, que é mais ou menos isso.